Em uma das minhas viagens, conheci Jose Luiz, presidente de uma grande empresa na área de Meio Ambiente, e no meio da conversa sobre o cenário das empresas x time qualificado, fiz três perguntas que o deixaram pensativo;
1ª. Os líderes estão alinhados quanto à implementação e execução das estratégias da empresa?
2ª. Os colaboradores estão engajados para executar um trabalho de qualidade a fim de alcançar resultados?
3ª. A empresa está preparada para enfrentar essa crise e se manter no mercado?
Depois de alguns segundos, Jose Luiz comentou que o momento era muito restritivo. Apesar de contar com uma boa equipe, precisou fazer uma série de reduções por se sentir apreensivo sobre o futuro da empresa. Assim como Jose Luiz, acredito que há muitos líderes vivendo uma pressão por resultados, mesmo sem ter garantia do que será o amanhã.
Mesmo diante de um cenário difícil e instável, surge uma oportunidade para as empresas reverem o modelo de gestão de pessoas, buscando desafiar as equipes a serem mais produtivas, autônomas e comprometidas com o trabalho.
Neste artigo eu gostaria de pontuar 3 fatores relevantes que devem estar na agenda de todo líder:
Gestão Proativa
Os gestores precisam desenvolver um olhar sistêmico e uma postura proativa para lidar com imprevistos e incertezas. Pensar nas pessoas, torna-se o foco se a empresa quer se manter no mercado.
Equipe qualificada e comprometida
Organizações preocupadas com pessoas alcançam sucesso por considerarem o potencial humano seu bem mais valioso. Mas, para isso, é necessário ter uma política de gestão de pessoas coerente e adequada, que inclui reter, desenvolver e manter seus talentos.
Empresa perene e sustentável
Uma empresa que possui um bom método de gestão de pessoas terá aumento de competitividade organizacional, encontrará colaboradores afinados com a sua estratégia e garantirá clientes satisfeitos, uma vez que estará alinhada à qualidade e à execução do seu plano estratégico.